Este post não pretende se saudosista, mas...
Em época de voltas às aulas sempre passa um filme e voltamos no tempo.
Me lembro como era gostoso arrumar o material escolar, nada parecido com essa gigantesca lista de exigências tanto das escolas como das crianças, que vemos por aí!
Os cadernos... todos iguais e sem espiral - isso só conquistávamos com adolescência!
Os cadernos eram comprados no MEC -xadrezinhos: os meus vermelhos, do meu irmão azuis - ainda bem que éramos só dois, só haviam essas duas opções.
As capas, de plástico: azul e vermelho.
O luxo? uma caixinha de canetinha "neopen", daquelas branquinhas com as tampinhas coloridas... que depois, usávamos com muito cuidado para não apertar a ponta. Alguns colegas emprestavam, mas já avisavam: -Não "acarca".
Mas nem pensar em pobreza de material, tínhamos caixas de lápis de cor: 24...36 cores e lápis de cera!
Papéis coloridos: celofane, crepon, laminado... sem EVA!
E, se alguém tivesse ido à Argentina - morávamos no Rio Grande do Sul - teríamos, uma ou duas, borrachas cheirosas...
E assim íamos para a escola e aprendíamos e nos divertíamos e...
Hoje a necessidade de consumo tornou essa época uma tormento para muitos pais, nem todos podem arcar com tantas "opções".
O preço da mochila da Barbie, por exemplo, se equivale a uma bolsa de grife...
Sim, devemos conversar com nossas crianças, ensiná-las que esse consumo é exagerado e desnecessário, ensiná-las a valorizar outros opções, simplicar suas vidinhas... mas nessa época, não é facil.
A verdade é que precisamos diminuir nosso consumo, uma necessidade urgente para facilitar a vida no planeta, começando com a lista de materiais escolares já seria um aprendizado bem legal para as nossas crianças !!!